31 janeiro 2010

MATÉRIAS PESSOAIS

Ser & Ter

Muitos são os planos que fazemos nas nossas vidas, onde e como estaremos daqui a um ano, dois anos ou mais... e quando passa esse um ano ou dois.. tudo é normal, conseguimos o que queria e surgem novos desejos, pois o que conseguimos era muito simples e tinha de acontecer, afinal está tudo normal, é a vida!
E assim são os desejos, passa ano e vêm novos anos e sempre desejamos ter algo que ainda não conseguimos; já estamos no segundo mês de um novo ano.. passou tão rápido que não deu tempo escrever no primeiro mês..
Só que tudo isso faz parte do Ter, porque o Ser é algo imediato, independe de planejamento (a partir de 2010 vou ser honesto..isso não existe) e nem são títulos que vão dar este Ser a você ( porque sou Religioso, Político ou Delegado sou honesto.. isso também não existe). O Ser sempre é, independe de títulos.
E assim a vida vai caminhando.. o prefeito atual é “tal”, e ninguém sabe quem será daqui a dois anos, assim como a alguns anos era outro, o Ceará está no 1º divisão e o Fortaleza na 3º e alguns anos atrás era o contrário e talvez no próximo ano inverta... e os “Ter” vão mudando de mão.
Diz o ditado: O homem mostra-se verdadeiramente no Poder ou na Adversidade! Não acredito nesse ditado, ele apenas antecipa o que estava encoberto e que em alguma fase de sua vida mostrar-se-ia, esta foi uma boa oportunidade porque estava com poder “Ter” e acredita que isso não perderá (não sei porque, mas sempre é assim); O poder nos dá uma falsa impressão de auto suficiência..
Mas em alguma fase de nossas vidas somos confrontados com o que estamos fazendo, é quando o Ter mostra-se tão supérfluo assim como estamos se fomos guiados por ele.
Nossa sociedade sempre cria o modelo de como deve ser o homem, hoje acredita-se que tem que Ter para Ser, a mulher tem que ser magrinha.. e sempre acompanhando a moda, gastando muito dinheiro, senão seu grupo na sociedade a expulsa, pois somos seres gregários e sempre estamos em grupos que nos identificamos, e o grupo que muitos chamam de sociedade que segue a moda é bem exclusivo e selecionador. Também para este grupo a forma que se chega ao Ter não importa, o importante é que tenha! São onde os valores universais são esquecidos e trocados por barganha, vive-se na ilusão e isso é muito prejudicial, pois você vive uma vida que não é sua até descobrir que já perdeu boa parte de sua vida; (disse Jesus: “Não há nada encoberto que não seja Descoberto”).
Devemos estar sempre atentos “vigiar” para que não esqueçamos nossos valores morais e éticos como ser humano. Devemos fazer aos outros aquilo que queremos para nós, nos mobilizarmos para dar o pouco que temos a quem não tem nada e não calar com a injustiça aos estes, pois é muito fácil dar o que nos está sobrando, mas dividir o que temos pouco a quem não tem nada é a palavra de Deus vivida em nossas vidas.
Não estou querendo dizer que Ter é algo ruim, apenas temos que Ser independente de Ter ou não. Precisamos viver o Ser em todos os momentos de nossas vidas e decisões, no mais teremos vida em Abundância!
Precisamos acreditar muito, temer e viver segundo Deus, pois seus ensinamentos independente de época não passam e faz simples mortais Ser grandes homens.

Jogar por jogar!

Na maioria dos jogos o objetivo maior é a vitória, o tão glorioso troféu, buscados, brigados e muitas vezes ganhos mais esfacelados pelo caminho percorrido ate sua ostentação.
Muitas vezes merecido, pela evolução e desenvolvimento do homem de uma forma que jamais imaginaríamos que fosse capaz. Que belo, esplendido!
Muitas vezes ficam no caminho, estremecem, não agüenta a pressão psicológica, fisiológica ou monetária.
Passada essa barreira, como é lindo a superação, conseguir derrotar os adversários externos e principalmente internos, medos, angustias... pensar por si e ter sua própria jogada “original”, embora sejam várias, dependendo da situação, mas ela é a melhor e única, em harmonia no momento certo ela diz para seu intimo entre muitas “eu sou” e ela é perfeita e você sabe disso, não pelo troféu ou vitória, mas porque você nasceu para isso, simplesmente jogar por jogar!

Atentos!

Existem pessoas que não acreditam em Deus ou na Fé, que não acreditam ou são frustradas no Amor, que tem uma grande desestrutura Familiar e muitas vezes involuntariamente querem nos levar para o mesmo lugar;
Devemos estar muito atentos para não nos envolvermos sem percebermos e orientar, guiar estes para um plano de realização com estes temas que nos levam a verdadeira felicidade na plenitude, viver de forma simples apoiando a caridade, viver de pequenas conquistas que somadas transpassa qualquer grandeza humana, pois nesse ponto você não é mais “a pessoa” você é Fé, Amor, Família... é a imagem que Deus quis para todos nós porque você está com Deus e Ele em você.

Vivendo e aprendendo!

Às vezes aprendemos da forma mais difícil (errando); é quando Deus nos mostra que temos que passar por algo para sairmos mais fortalecidos, não estava no caminho certo ou não conhecíamos o que estava ao nosso lado!
È interessante a capacidade que o humano tem de mudar seu ser sem sentir, afinal são tantas tentações! O resultado é que se perdem algum tempo, às vezes mais... Agora você é conhecedor de dois caminhos, mais fortalecido, cabe ao protagonista escolher seu novo rumo, pois com essas experiências e a capacidade que temos de mudar, podemos fazer a escolha de ser muito melhor como nunca fomos!!!

Aberto para Mudar ??

Sou uma pessoa que tem muitos erros, defeitos e algumas vezes faço besteiras ENORMES..., mas quando faço, não fico querendo mudar o foco, fazendo papel de vitima e dizer que isso acontece mesmo e muitas pessoas fazem isso...
Vejo que estou errado, baixo a cabeça, peço desculpas e sofro o que tem que ser sofrido, sabendo que o que fiz foi querendo acertar. E quando me recolho para avaliar o que estou realmente fazendo, se condiz com meus ideais, este é o momento que me faço aquelas perguntinhas básicas: o que estou fazendo está me engrandecendo como ser humano? muitas vezes percebo que há tempos estou fazendo coisas que não acredito, fazendo por conveniência e o mais importante de tudo é que o tempo muda e temos que estar aberto para mudar!
As pessoas estão achando tudo muito normal, e quando tem alguém que se admira e Grita com estas normalidades absurdas o sistema que está participando o quer repreender.
Nunca é tarde para mudar, reformular um novo rumo a ser tomado, sair da lama com a cabeça erguida para batalha do bom combate da vida, sem preocupar-se com a crítica dos outros e com um compromisso maior com nós mesmo.

Aberto para Crescer??

O simples fato de estar vivo não quer dizer que estamos sempre aprendendo, como diz o antigo ditado “vivendo e aprendendo”.
Temos que ficar atento para o fato de estarmos abertos para a evolução, aprimoramento e desenvolvimentos de novas idéias.
Quando pequeno e saiamos, nossas mães sempre diziam “volte pelo mesmo cainho” para não ter o problema de se perder...
O fato é que no mundo e mercado as coisas são completamente diferentes, precisamos de ousadia, inovação fazer realmente a diferença.
Quando estamos fazendo um curso superior ou estudando novas matérias, novas áreas,devemos esquecer estes antigos conselhos de pessoas que gostamos muito e acreditamos (quebrar paradigmas).
Assim estaremos aptos para sermos não outras pessoas e sim um ser evoluído em contato e aberto para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulo Ubiratan Voo Livre