20 outubro 2009

TRÁFICO DE DROGAS: TEM PEIXE GRANDE NO MEIO..

O deputado estadual Adahil Barreto (PR) cumpriu a promessa e apresentou, nesta terça-feira, requerimento com pedido de convocação ao Secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, para comparecer à Assembléia Legislativa e dar explicações sobre a reportagem do Jornal Diário do Nordeste que aponta o filho de um secretário da administração estadual envolvido com o comércio de drogas.

O assunto gerou tensão na base de apoio ao Governador Cid Gomes na Assembléia Legislativa e emudeceu quase todos os parlamentares. À exceção do líder do PR, Adahil Barreto, que decidiu não silenciar, os demais continuam calados. O clima é de constrangimento e, embora tenha classificado a denúncia como irresponsável, o líder do Governo na Assembléia Legislativa, Nelson Martins, não esconde que está assustado.

O líder do PR argumenta que, como pai, cidadão, não pode silenciar diante do que considera escândalo dentro do Governo do Estado. Adahil foi mais longe e, na entrevista ao Jornal Alerta Geral e a este portal, quer que o secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, dê explicações aos cearenses sobre as investigações e os envolvidos com o tráfico de drogas no Ceará. Veja abaixo íntegra do requerimento apresentado pelo deputado estadual Adahil Barreto na Assembléia Legislativa.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DEFESA SOCIAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

O deputado in fine assinado, no uso de suas atribuições regimentais e nos termos do Art. 217, alínea c e combinado com o Art. 48, inciso XIV, alínea a, do regimento Interno da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, após ouvido o Plenário dessa Comissão, REQUER seja convidado o Dr. Roberto das Chagas Monteiro, Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, para prestar maiores esclarecimentos a esta Casa, por meio dessa Comissão, sobre demissões dos delegados César Wagner, Ana Lúcia Moreira e Romério Moreira e oferecer explicações sobre o envolvimento de um filho de um coronel da Polícia Militar, identificado como Daniel Costa Lázaro Monteiro Vieira, bem como de um filho de um secretário de administração estadual, ambos envolvidos com a comercialização de drogas, em Fortaleza.

JUSTIFICATIVA

Em 24 de setembro de 2009, foi noticiado no Jornal Diário do Nordeste a exoneração de três delegados atuantes no combate ao crime organizado no Ceará. Por ordem do secretário Roberto Monteiro, foram exonerados de seus cargos os titulares das delegacias de Narcóticos (Denarc), César Wagner, Ana Lúcia Moreira de Almeida; e da Metropolitana de Maracanáu (DMM), Romério Moreira de Almeida. Segundo o Secretário da Segurança Pública e Defesa social, a exoneração se deu a partir de uma alegada provocação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), sugerindo a demissão dos delegados pela conduta desses profissionais em expor presos sob custódia da Polícia Civil, na mídia. A OAB/CE, por sua vez, negou qualquer pedido ou sugestão de demissão dos delegados.

Já em 19 de outubro de 2009, a matéria jornalística publicada no Jornal Diário do Nordeste denunciou o envolvimento de jovens de classe média com drogas, sugerindo a possibilidade de tráfico de entorpecentes na Capital. De acordo com o jornal, no dia 25 de setembro de 2009, dois jovens foram presos, em flagrante, no Papicu, com comprimidos de ecstasy e cocaína, além da quantia de R$ 5.150,00 (cinco mil e cinqüenta reais), após uma perseguição policial, pois já vinham sendo investigados pela polícia. Porém, na mesma ocasião, outros dois rapazes conseguiram fugir do local, sendo um deles identificado como filho de um secretário de Estado.

Diante de tais afirmações, o deputado que este subscreve declarou ao site Ceará Agora, no dia 19 de outubro de 2009 que “ a demissão de César Wagner deixou uma suspeita no ar sobre se há um esquema de proteção de traficantes, pois um deles seria filho de um secretário de Estado do Governo Cid Gomes. Isso precisa ser bem esclarecido.”
Com isso, existem dúvidas se há alguma ligação entre a exoneração do delegado César Wagner, da Delegacia de Narcóticos e as investigações que levaram ao envolvimento do filho de um secretário do governo Cid Gomes, com a comercialização de drogas no Ceará. Para tanto, a sociedade cearense necessita de explicações convincentes sobre o assunto.
Ao final, requer que sejam convidados para a reunião os delegados exonerados.

Sala de Comissões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 20 de outubro de 2009.

Adahil Barreto
Deputado Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulo Ubiratan Voo Livre